Dr. Théberge - O Primeiro Livro sobre História do Ceará



 
Dr.Théberge foi o mais velho dos historiadores do Ceará

Pedro Théberge nasceu em Marcé, França, em 1811. Formou-se em Medicina pela Universidade de Paris em 1839. Após passar por Recife, fixou o moradia em Fortaleza em 1845. Seu registro “Esboço sobre a História do Ceará”, que só foi publicado em 1869, cinco anos após a sua morte, em Icó CE, então com 54 anos, pode ser considerado o primeiro livro próprio sobre História do Ceará, afinal não se sabe quando o autor escreveu o livro.
 Adiante, foi contestado por Barão de Studart, considerado o maior historiador do Ceará, porém, na opinião deste pesquisador, superado por Pompeu Sobrinho (1880 -1967). Guilherme Studart, fiel aos registros cartoriais, criticava publicações de origem popular e seus contos orais, prática também usada na época pelo jornalista João Brígido.
 Théberge é um dos quatro expoentes que compõem o primeiro período da historiografia cearense, que se encerra com a fundação do Instituto de Ceará (1887). Aqui temos os demais:
 - Thomaz Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu). Nasceu em santa Quitéria 7 anos depois de Théberge, tendo lançado o livro “Ensaio Estatístico da Província do Ceará” (1863) aos 45 anos. Foi padre, advogado, professor (primeiro diretor do Liceu do Ceará) e, logicamente, senador do império.
- Tristão de Alencar Araripe (Icó, 7/10/1821 - 3/6/1908). De ilustre família do Cariri, a qual liderou a luta pela República (neto de Barbara de Alencar e primo de José de Alencar), foi advogado, jornalista (diretor do republicano “O Cearense”), deputado, senador, presidente do PA e do RS; ministro da Fazenda e da Justiça. Publicou em 1867 “História da Província do Ceará”, um livro fantástico.
- João Brígido, nascido no ES em 1839, começou sua carreira no Crato, jornalista de personalidade forte e combativa. Sua grande contribuição está em “Homens e Fatos”, que publicou aos 90 anos. Na verdade trata-se de resumo de crônicas escritas desde “O Araripe”, que fundara em 1855. Em Fortaleza, foi trabalhar com Tristão Araripe no “O Cearense”, assinando como K.K.K, para evitar perseguições. Em 1909 fundou o jornal ¨Unitário”, ajudando a derrubar a “Oligarquia Accioly", tornando-se um dos maiores jornalistas do Ceará, além da pompa de deputado. Decepcionado com o governo de Franco Rabelo, seu jornal tornou-se opositor, defendendo a volta da monarquia. Por isso, polêmico, faleceu criticado pela intelectualidade da capital cearense, praticamente republicana. 

Teatro da Ribeira dos Icós, de característica neoclássica

 Residindo e medicando na cidade de Icó, que prosperara graças ao fenômeno das charqueadas, no século anterior, Dr. Théberge construiu, em 1860, o belo “Teatro da Ribeira dos Icós”, monumento que, após passar 25 anos abandonado ou fugindo às características, como cinema e sede de emissora de rádio, foi tombado em 1983 pelo Departamento de Patrimônio Cultural (Secretaria de Cultura do Ceará), regido pela Lei do Patrimônio, então de 1968
 Salutar estarmos atentos a momentos marcantes do nosso Estado. Esses homens da leitura e escrita contribuíram enormemente para o aprofundamento da nossa história, que procuramos seguir. Urge a sua presença didática e prática nas escolas.

O autor do Blog com a segunda edição do livro (1973), apresentada pelo escritor Mozart Soriano Aderaldo (Instituto de Ceará e ACL)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rock Cearense - O Heavy Metal e suas Origens - 1951 - 1986

Profetas da Chuva - De 1603 a 2024. Secas e Chuvas no Ceará

Trairi de Nossa Senhora do Livramento - Cadê a Santa?