Trairi CE - Seca de 1877 - 1879. Comprovante de Entrega de Comida

Logotipo produzido pela Tipografia do
 País (Maranhão)

Registro de compromisso e recibo, devidamente assinado e selado, no valor de 200 réis e foto de D. Pedro II, do comandante do iate Camilla, da Companhia Maranhense (que reinava na costa norte), ao qual se dispôs a entregar 500 volumes de mercadorias como “ambulância” (ajuda) às vítimas da grande seca de 1877 - 1879 em Trairi. Isso após a Comissão de Socorros listar, para o presidente da Província, José Júlio de Albuquerque Barros (sobralense), os nomes de 3.392 atendidos sem que soubesse que as terríveis febres se tratavam da varíola (bexiga), a maioria pessoas de outras freguesias (do sertão) enviadas ao nosso litoral à beira de rios e peixes como forma de sobrevivência. 


 Porto de Flecheiras em vez de Mundaú, o tradicional, certamente devido à aproximação da vila, onde se encontravam os flagelados, em número muito superior à população nativa. E da praia, a mercadoria levada pela força humana sobre os morros ao destino final:


 

Eu, abaixo assinado, mestre que sou do hiate Nacional Camilla, que o presente está ancorado no porto desta cidade para seguir viagem ao porto de Frexeiras, onde pretendo descarregar e que é verdade que recebi e tenho carregado dentro da dita embarcação, debaixo de coberta enxuta e bem acondicionado da comissão de compras e transporte por mar,  o volume com a marca à margem, o que me obrigo e prometo, levando-me Deus a bom salvamento e a dita embarcação, entregar em nome  da sobredita, a Comissão de Socorros de Trahiry. Frete: 600 réis à vista do valor do recibo da entrega. E para assim cumprir e guardar, obrigo a minha pessoa, bens e a dita embarcação; em certeza do que dei três conhecimentos de igual teor, assinados por mim ou por meu escrivão; um cumprido, os mais não valham.


                                                                                   

                                                                    Ceará. 28 de agosto de 1879. Pelo Mar                                                                  

                                                                                                 José Maria Silveira



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rock Cearense - O Heavy Metal e suas Origens - 1951 - 1986

Profetas da Chuva - De 1603 a 2024. Secas e Chuvas no Ceará

Trairi de Nossa Senhora do Livramento - Cadê a Santa?