Trairi CE - 1936/37. Festejos de N. Sra. do Livramento.


Trahiry em Festa - Jornal O Nordeste, 11 de janeiro de 1937.


Igreja de Nossa Senhora do Livramento. Foto anterior a 1937. (O Nordeste, Fortaleza CE)


Texto Original:


 A festa de Nossa Senhora do Livramento, padroeira do Trahiry, revestiu-se neste anno de solennidade extraordinária.

 Os festejos tiveram um caracter profundamente religioso, graças aos esforços do zeloso vigário, Revdmo padre Francisco Pereira.

 Novenário solenne, com magna assistência de fiéis. Nas últimas quatro noites, fez-se ouvir o padre Lauro Fernandes.

 No Dia dos Santos Inoccentes, 28 de dezembro, o festejo foi todo infantil, em honra aos meninos mártires. 150 creanças, às primeiras horas da manhã, desfilaram pelas ruas rumo à Matriz, louvando a Deus em cânticos harmoniosos, corações ardentes, esperando a visita de Jesus Eucharístico.

 À noite, um drama todo de creanças encheu de alegria os corações das famílias catholicas. Nestas representações, salientou-se a intelligencia primorosa e a desenvoltura de alguns petizes.

 E digna de nota a memória genial de um preto de quarenta anos que sabe de cor mais de quinhentas quadras sertanejas e as recitar sem titubear, aprendidas todas de ouvido, pois não conhece o alphabeto.   

 A passagem do anno foi saudada com um sole “Te Deum”.

 Dia de anno novo, dia da padroeira, às nove horas, a matriz regurgitava de fiéis para assistir a missa cantada. O coro executou, com perfeição admirável, a missa “Te Deum laudamus” (A ti, ó Deus, Louvamos). A um visitante, admira ouvir o coro desta parochia, tudo executado no compasso da música.

 À tarde, a festa encerrou-se com uma majestosa procissão, brilhante pela pompa e pela ordem.

 A festa teve de novidade marcante a inauguração da matriz, reformada e embellezada.

 O visitante, ao entrar  em Trahiry surprehende-se com a vista admirável da atual matriz, testemunho eloquente do esforço e zelo do padre Francisco Pereira. O vigário e o povo de Trahiry estão de parabéns.


                                                                                                                Um visitante.


 Nota do Blog:



Francisco Pereira da Silva (futuro cônego), nascido em 1903, tomou posse em Trairi, a primeira paróquia após a sua ordenação, substituindo o holandês Henrique José Willibroudo Luiten, em 10 de fevereiro de 1933, permanecendo até 30 de julho de 1937, saindo por motivo de saúde. A Professora Maria Pia de Salles confirmou o trabalho do padre na citada reforma da paróquia: “Colocou forro no teto do prédio e nas sacristias laterais; trocou o piso da igreja e fez toda a pintura interna, a óleo; construiu os parapeitos frontispício e traseiros”. E quanto às admiráveis participações das crianças, como o coral e peças teatrais, ressalte-se que Padre Pereira criou a Cruzadinha Eucarística Infantil, daí o Coro de Cânticos, nascendo da tal a criatividade e devoção do povo trairiense pela preservação da sua cultura religiosa. Em tempo, como se lê na matéria, missa em latim. Que se respeite a tradição de Nossa Senhora do Livramento de Trairi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rock Cearense - O Heavy Metal e suas Origens - 1951 - 1986

Profetas da Chuva - De 1603 a 2024. Secas e Chuvas no Ceará

Trairi de Nossa Senhora do Livramento - Cadê a Santa?