Trairi CE - Padre José Romualdo teme Protestantes na Capela do Mundaú


Carta do pároco da Matriz de Nossa Senhora do Livramento para o bispo D. Joaquim Vieira.



Original de Pe. Romualdo ao Bispo


Trairi, 12 de setembro de 1904.


Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo. Saúdo-vos reverente em Jesus Cristo.

Faço ardentes votos a Deus para que tenhas feito ótima viagem e que continues sempre em perfeita saúde. Já terminei um corredor da Matriz, porém sem a torre, e estou disposto a fazer o outro, embora com mais vagar. Quando for este ano mostrarei as receitas e as despesas.

Apresentou-se aqui um casamento que fui obrigado a vetá-lo porque o noivo é natural de Meruoca, que esteve aqui uns dez anos e depois retirou-se para Fortaleza, onde morou por onze anos, e chegando agora, resolveu casar com 50 anos de idade, sem me dizer nada sobre o tempo que passou ausente e somente naquele dia fui informando. Todos dizem ser ele solteiro, mas sem que nenhum há de afirmar com juramento. Suspendi o casamento e confesso que me digas o que tenho que fazer.

No mês de junho, andou na freguesia um protestante (Cândido Olegário), pregando em Paracuru com grande aplauso da maior parte do povo. Fui lá e o tal homem retirou-se. Porém, chegou agora com um ministro e continua a dizer asneiras e o povo ouvindo-o, e, segundo me constam, alguns estão contra mim. Agora não posso ir para lá porque devo sair para o Mundaú a fim de fazer a festa de São Miguel.

Não sei mais o que fazer com gente tão ruim, pois quase todos os meses vou lá e eles vivem atrás de botar um capelão, como me consta, querem protestantes pregando lá. Só querendo reconciliar o demônio com Deus.
Quando eu for a Fortaleza lhe falarei minunciosamente de tudo.


Dai-me nossa benção.

Deus guarde Vossa Excelência.

Do humilde súdito e filho obediente.

Pe. José Romualdo de Sousa.




 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profetas da Chuva - De 1603 a 2024. Secas e Chuvas no Ceará

Rock Cearense - O Heavy Metal e suas Origens - 1951 - 1986

Trairi de Nossa Senhora do Livramento - Cadê a Santa?