Fortaleza 1957. A Capital dos Clubes Elegantes

Texto original. Autoria jornalística. Jornal Tribuna do Ceará.

14 de dezembro de 1957.

Fortaleza, a Capital dos Clubes Elegantes

 
Náutico A. C. ainda em obras. (1957)
Nesta edição especial, não poderíamos deixar de falar a respeito da sociedade de Fortaleza que, em verdade, sempre teve vida intensa e marcante no desenvolvimento da cidade. Faça,os, de início,  um pequeno retrospecto de como o fortalezense se divertia em épocas passadas, onde brilhavam as tradicionais famílias, Ferreira, Fiúza, Gentil, Albano, Salgado, Cruz e outras que nos fogem à memória. Naqueles tempos, dois clubes reuniam o que a cidade tinha mais seleto: Iracema e Diários, que, com suas notáveis reuniões, davam um esplendor digno de nota na vida da “Loira Desposada do Sol”. Afora os clubes, o mundo social contava com o Theatro José de Alencar, por onde passaram grandes artistas nacionais e internacionais, bem como as melhores companhias teatrais da época, e cujas exibições te hoje vivem  na memória daqueles que assistiram a esses espetáculos.
 A sociedade contava, ainda, com o Cine Majestic, que era ponto de reunião dos “grã-finos”, mas com o advento do cinema sonoro passou a ser relegado a segundo plano, posto que a inauguração do Cine Moderno, luxuoso para a época, trouxe o filme falado, com as sessões às quartas e sábados, sendo o ponto alto para a sociedade  desses tempos idos. Havia também o Rotisserie, bar e restaurante de primeira ordem, local obrigatoriamente frequentado pela “alta”, e, logo mais, a Nice, confeitaria e casa de chá de luxo que não se deve omitir.


O Presente


 A Fortaleza elegante de hoje sinceramente não tem um lugar (onde se reúna sorveteria, casa de chá, bar ou restaurante) considerado de primeira ordem, e sendo assim o alto mundo social fortalezense está se concentrando nos clubes elegantes, que oferecem ótimos programas aos seus associados, com seus restaurantes e bares de primeira. Falar de altos círculos sociais é, portanto, falar dos nossos clubes, aliás em número elevado, e famosos em todo o Brasil pelo bom gosto de suas construções e pela vantagem de se situarem, em sua maioria, na orla marítima . Dessa maneira, resolvemos fazer um relato sobre os nossos principais clubes, mostrando o que os mesmos oferecem à sociedade.


Náutico Atlético Cearense

 


Náutico Atlético Cearense. Obras avançadas.

Além da sua sede estar aberta para o banho de mar e práticas esportivas, dispõe aos associados, no meio da semana, de uma sessão cinematográfica com um filme de longa metragem, seguida de uma tertúlia dançante ao som do seu aparelho de alta fidelidade. Constata-se, portanto, no colosso do alviverde, às quartas feiras, a presença da sociedade de nossa terra, principalmente da nova geração. Oferece, nas manhãs de domingo, sessões esportivas muito concorridas, sendo grande o movimento nas quadras de voleibol, basquetebol, tênis e completo “play-ground” para crianças, e para estas uma sessão de cinema a partir das 18 horas, o que a tornou a coqueluche do momento. Quanto à programação, está um pouco fraca. Segundo a diretoria, porém, justifica-se o aguardo do término da construção do conjunto de piscinas, das quais a maior, medindo 50 x 25 metros, sendo conveniente frisar que o conjunto será o maior da América do Sul. Ao lado das piscinas está sendo construído um grande “ring” de patinação, a ser entregue ao término das outras, em junho ou julho do próximo ano. Destaca-se, ainda, o apreço às grandes festas anuais de 28 de junho (aniversário) e 31 de dezembro, grande baile de fim de ano, com desfiles de “debutantes”, e diversas festas em benefício  das instituições de caridade promovidas por senhoras da sociedade,  com total apoio do clube


Iate Clube


 Com sede na Av. João Pessoa, o Ideal Clube inaugurou a sua filial na praia, na Av. Monsenhor Tabosa, e em seguida como a nova sede, em 1939. Com uma arquitetura moderna, chama a atenção pela beleza. Um conjunto dos mais belos, agradando em cheio o visitante. É casa de visitas da nossa cidade, considerado o clube mais seleto de Fortaleza. Construído ao estilo colonial, com muito esmero, conserva toas as belezas que o local oferece, inclusive os coqueiros e a paisagem que se destaca naquele recanto. Oferece uma vasta programação ao alto mundo social de Fortaleza, quer em divertimentos, quer no setor cultural. Vejamos:Segundas-Feiras:  Das 9 às 10 horas ginástica para senhoras, ministradas por um professor competente. Das 20 às 21 horas aulas de francês. Terças-Feiras: Às 20 horas sessão cinematográfica, com um longa metragem (35 mm). Quartas-Feiras: Das 9 às 10 horas ginástica para senhoras, e à noite reunião entre sócios para bate papo. Quintas-feiras: 20 horas cinema com longa metragem. Sextas-Feiras: Das 9 às 10 horas ginástica para senhoras. Aulas de francês e inglês das 20 às 21 horas, e de 21 às 22 horas, respectivamente. E finais de semana lazer aos associados, provas de natação noturnas, recitais, concertos, etc.


 Clube Líbano Brasileiro


 Em fase de acabamento, a sua majestosa sede já é dotada do que mais moderno existe, inclusive de máquinas cinematográficas para exibição de filmes pelo processo  CINEMASCOPE, 35 mm e 16 mm, e no momento com exibições às segundas-feiras e tertúlias dançantes aos sábados. A sua diretoria estuda grandes promoções para divertimentos para quando da inauguração do prédio, em breve. Podemos adiantar que terá um luxuoso restaurante, onde serão servidos pratos sírios e brasileiros, inédito em Fortaleza. Foram iniciadas as contruções de quadras de tênis, voleibol, basquetebol, e, logo após, a moderna  piscina de 25 por 16 metros. O s diretores libaneses querem que os sócio tenham todo o conforto e uma programação semanal das melhores, para isso já tendo criado o quadro de sócios contribuintes, que será selecionadíssimo. Pelo exposto, o Líbano será sem favor um dos melhores do Brasil.


 Clube dos Diários


 Por enquanto está oferecendo aos seus sócios uma tertúlia semanal aos sábados, juntamente com uma sessão cinematográfica. A piscina já está praticamente terminada e a sua inauguração se dará no mês de janeiro, vindo um ballet aquático, além dos desconhecidos malabaristas loucos especialmente do Rio de Janeiro para a festa.



No Centro da cidade o Palacete Guarany: Clube dos Diários da Belle Époque (1913)

 

Iate Clube


 É o caçula dos nossos clubes, funcionando provisoriamente, sendo a sua praia (no Mucuripe) a mais frequentada pela nossa sociedade. Em todos os domingos a diretoria iatista oferece aos associados uma grande garagem que já não comporta o abrigo de todas as embarcações. Sob direção de Jório Juaçaba a promessa é que a sua inauguração ocorra em breve, e com uma grande garagem para as embarcações. Embora um dos mais fechados de Fortaleza, será, pelos seus projetos em andamento, um dos nossos grandes clubes.


 Maguary Esporte Clube


 
Histórico Maguari dos Príncipes
Em matéria de festas é o que mais oferece aos nossos círculos sociais. Sua programação fixa semanal está um tanto quanta reduzida, limitando-se a sessão cinematográfica  e uma tertúlia dançante aos domingos. Contudo, é um dos bons clubes da cidade, muito frequentado e de um ambiente agradável, sendo o seu carnaval o melhor de Fortaleza, principalmente na terça-feira, quando toda a sociedade da capital se reúne a fim de se despedir do Rei Momo, despedida esta que se dá às 7 horas da manhã de quarta-feira de cinzas, sendo um espetáculo inolvidável.


 Fortaleza social conta ainda com outros clubes de primeira, como sejam:  CLUBE IRACEMA ( em construção), em cuja frente se encontra o confrade Claudio Matos, oferece às sextas-feiras uma das mais agradáveis tertúlias. Sua sede já é uma realidade patente, reunindo em seu quadro seletivo um seleto grupo de sócios. Será, sem dúvidas, um dos melhores da nossa terra.


 O CENTRO MASSAPEENSE, um dos nossos bons clubes, agora está sob nova orientação, à frente o Sr. Wilson Rodrigues Dias.


 O COMERCIAL CLUBE, sob a esclarecida direção do prof. José Claudio de Oliveira.


 O CIRCULO MILITAR DE FORTALEZA, que reúne a oficialidade das nossas classes armadas, oferece bons programas à nossa sociedade, incluindo festas, exibições cinematográficas e tertúlias.

                                                              Créditos, texto e fotos do jornal Tribuna do Ceará


Nota do Blog:

 O Náutico Atlético Cearense foi inaugurado em 9 de junho de 1929 na Praia do Magarefe ( Praia Formosa). As atuais instalações, na Praia do Meireles, projetadas pelo arquiteto húngaro Emilio Hinko, foram inauguradas em 19 de julho de 1959. Portanto, a matéria foi feita durante andamento das obras, e ao visto a pista de patinação não saiu. Nos solidarizamos à campanha pela conservação do prédio histórico, o qual a especulação imobiliária pretende mexer bruscamente no rico projeto arquitetônico com o aval da diretoria diante de uma dívida milionária. Com parte tombada pelo Município e a negativa pelo Estado (Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural) é provável que mais um patrimônio cultural da cidade se descaracterize. 


 A primeira sede do Ideal Clube localizava-se na Av. João Pessoa, Damas, inaugurada em 3 de outubro de 1931. Um ano depois inaugurou-se a filial, na praia, tornando-se definitiva a sede na Praia de Iracema em 31 de dezembro de 1939.


 O Iate Clube localizava-se anteriormente (1946) na Barra do Ceará, na antiga sede da alemã aérea Condor, quando ali funcionou o nosso aeroporto.


Na esquina da Av.  Santos Dumont com Barão de Studart funcionou a sede provisória do Clube Líbano Brasileiro, em 1947, mas apenas onze anos depois foi inaugurada a sede, na rua Tibúrcio Cavalcante, no Meireles. Infelizmente foi demolida para a construção de um prédio de luxo com o mesmo nome.


 O Clube Iracema era o mais antigo de todos, de 1884, quando dividia o prestígio da “sociedade” com o Clube Cearense. Em 1940 foi para a Praça dos Voluntários (Palacete Iracema), sendo desapropriado pela PMF, incorporando-se ao Clube dos Diários. Durante a presidência de Raimundo Girão, adquiriu-se um terreno (e o arquiteto Emilio Hinko projetou) a sede na Rua Carlos Vasconcelos com Pereira Filgueiras, sendo vendido e dando origem à atual sede regional da receita Federal.


 Já o Clube dos Diários é de 1913, marcando, nos idos do famoso Palacete Guarany, seus grandes bailes. Em 1956 transferiu-se para a Beira Mar, cuja sede, devido às dívidas, acabou vendida, e  em 2003 mudou-se para a Praia do Futuro.


 A sede do Maguari, o Clube dos Príncipes, primeiramente era no Alagadiço (atual Av Bezerra de Menezes), depois  Av. Visconde de Cauípe (1924), e sem seguida na rua Barão do Rio Branco (Benfica), em 1946. Seu time de futebol era fortíssimo e de grande torcida. Encerrado as atividades sociais e esportivas  em 1976, o prédio continua no mesmo local. Já o time de futebol os saudosistas estão tentando ressuscitar.

 O Centro Massapeense e o Comercial Clube também tiveram os prédios demolidos.

                                                        

                                                                                        (J. Lucas Jr.)






   

Comentários

  1. Sou filho do "Pinga" um dos maiores expoentes em várias modalidades de esporte; destacando-se principalmente em Volei, Basquete, Tenis de Mesa...foi considerado o "homem dos sete instrumentos". Jogou no Maguari, Líbano...foi o primeiro jogador a ser pago para jogar( na época trabalhava no BNB) e só existia jogadores amadores. Na época só existia amadores. Foi morar no RJ em 1961, lá jogou no América e tornou-se um jogador famosíssimo nas praias de copacabana. Nessa época existia campeonatos de seis jogadores, campeonatos mixtos( homens e mulheres). Lembro-me também que tinha o Feitosa grande "rival" dele...no bom sentido. Tipo quem era o melhor? Tenho um álbum repleto de reportagens em vários jornais da época sobre a sua maravilhosa carreira( com fotos maravilhosas). Gostaria de saber onde posso mostrar esse enorme talento da nossa Fortaleza onde nasceu e hoje com 84 anos de volta à sua terra natal...acho que ele merecia uma super homenagem!!!

    ResponderExcluir
  2. Só esclarecendo seu nome era Luiz Escossia Barbosa um dos doze filhos que minha falecida avó teve. Milton Escossia (exerceu medicina durante toda a sua vida) Damião Escossia(tb médico),Carlos Escóssia(professor universitário e tb grande jogador( Tenis de mesa)...irmãos do PINGA.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe os erros de escrita...acho que foi a emoção junto a pressa, os textos não foram revisados para as correções ortográficas que deveriam ser feitas.

    ResponderExcluir
  4. Fernando, você tem um irmão com o mesmo nome do seu pai ( Júnior) ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rock Cearense - O Heavy Metal e suas Origens - 1951 - 1986

Profetas da Chuva - De 1603 a 2024. Secas e Chuvas no Ceará

Trairi de Nossa Senhora do Livramento - Cadê a Santa?