Fortaleza Esporte Clube. O Clube da Garotada

1920. Em uma década sete títulos cearenses.

18 de outubro de 1918. Oriundo do Stella Foot-Ball Club (provavelmente de 1913) é fundado, por Alcides de Castro Santos, o Fortaleza Sporting Club. Com o sustentáculo daqueles que fundaram o futebol cearense, como o Dr. José Silveira, que foi buscar a primeira bola no Rio de Janeiro, e do fotógrafo e futuro cinegrafista Ademar Bezerra de Albuquerque, fundador da Aba Film, o clube teve participação fundamental na introdução do futebol cearense, uma vez que participou de todos os torneios amadores ocorridos na parte inferior do Passeio Público. Tanto como Stella e oficialmente documentado, em 1918,  como Fortaleza Sporting Club, partindo com sete títulos estaduais na década de 1920, arrastando uma massa de torcedores. 


Alguns cearenses, estudantes na Europa, deram o nome de sua escola ao clube introdutor, o Stella. Mas foi Alcides Santos, comerciante e diretor de empresas, filho do notável professor e deputado Agapito dos Santos (pernambucano),  o idealizador do nome Fortaleza, afinal havia, na época, o Ceará e o Bangu, fortes e estruturados.

Essa mudança ocorreu no prédio onde surgiria a Faculdade de Farmácia e de Odontologia, na Rua Barão do Rio Branco, atualmente n° 1321. Presentes à reunião, os dirigentes do Stella: Walter Olsen, Humberto Ribeiro, Oscar Loureiro, Bruno Menescal, Mário Petter e do capitalista João da Frota Gentil. Acertada a fundação do novo clube, com Alcides Santos fundador oficial e primeiro presidente, decidiu-se manter, em meio às cores da bandeira francesa, as estrelas em memória ao anterior, o que, com o tempo, foram retiradas. O mandatário, empossado, viajou para São Paulo a fim de confeccionar a primeira bandeira, que, pela beleza, chamou a atenção das moças da capital cearense, já frequentadoras dos jogos.


Alcides Santos

A primeira sede foi fundada na Av. Visconde de Cauípe 2189 (antiga Bemfica) e a segunda no Pici pelo presidente Otoni Diniz, hoje com estádio e grande infraestrutura, o que lhe garante, pela localização, possuir estimável valor financeiro. 

Em 1920, alcançou o primeiro título cearense com o elenco: Quinderé, Meton e Riquet; João Gentil, Lúcio e Petter; Clóvis Moura, Artur, Humberto Oliveira, Juraci e Pontes. Mais dois títulos seguidos e Alcides Santos se mudou a negócios para o Rio de janeiro, retornando como colaborador e cada vez mais apaixonado pelo clube. Por isso nunca negou a emoção de comemorar com a sua torcida o cinquentenário em 1968.






Campo do Prado lotado em amistoso contra o Bangu em 1920.
(Vida Sportiva SP)





Militar Mozart Gomes, pai de Mozarzinho e Moésio, e a equipe da São Silvestre de 1941. (Unitário)




Moésio e Charuto (Trib. do CE 1959)


Mesquita e Sanatiel (Unitário 1960)


Mozart (Trib. do CE 1967)


Croinha (Gazeta de Notícias 1966)



Joãozinho. O homem do gol do título de 1969, quando o PV recebeu 32.234 pagantes.(Tribuna do Ceará)


Louro (Gazeta de Notícias 1969)


PV: gol de Marciano, ao lado de Louro e Chinezinho. (Tribuna do Ceará 1973)



Castelão: gol de Amilton Melo. (Tribuna do Ceará 1973)

Comentários

  1. Ola, eu sou argentino e gosto da historia do futebol brasileiro. É possível conhecer um pouco mais sobre o momento da fundação de Fortaleza? Se a reunião ocorreu à tarde ou à noite. Houve um discurso ou ato do dia? Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rock Cearense - O Heavy Metal e suas Origens - 1951 - 1986

Profetas da Chuva - De 1603 a 2024. Secas e Chuvas no Ceará

Trairi de Nossa Senhora do Livramento - Cadê a Santa?