Instituto Tonny Ítalo - 11 de Agosto. Três Grandes Lançamentos

InsTI na Assembleia Legistativa








A Biblioteca Rodolfo Teófilo destaca a importância do momento nobre no qual marca a presença do Instituto Tonny Ítalo na casa maior do povo cearense, precisamente no dia 11 de agosto, no Auditório Murilo Borges da Assembleia Legislativa do Ceará. Dentro das comemorações dos trinta anos do homenageado, que continua vivo em luz pelo propósito sócio-educativo, faz-se necessário aplaudirmos o Espaço Leitura por viabilizar a nossa singela contribuição em forma de leitura técnica para a análise das autoridades, estendendo-se à coletividade.

 Três livros que nasceram de teses, portanto de estudos minuciosos da parte dos autores, nossos companheiros gestores, proporcionando ao público a comunicação de momentos sociais, comunitários, voltada à reflexão sobre os momentos e vivências das comunidades. Daí a relevância desse contato com todos os setores, em sentido amplo, culturais, levando através de intervenções a discussão como base do princípio fundamental da educação, que é a convivência livre, pacífica e orientativa por um mundo integrado ao saber.


Gláucia Lima




A professora Gláucia Lima, em ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA EN UNA PRÁCTICA SOCIOCULTURAL A TRAVÉS DE CANCIONES – ESPAÑOL CARIBEÑO expõe essa relação em forma de técnica educativa, evidenciando uma metodologia, dentro dos fundamentos teóricos, de ensino da língua espanhola, introduzindo a canção como forma de penetração na discussão sobre quaisquer idiomas e assim estudar os povos e raças. Um tratado de abordagens ricas voltado não apenas às instituições acadêmicas como a todos que tratam com a educação desde a sua base.








Fernanda Rodrigues




O segundo trabalho exposto é assinado pela professora Fernanda Rodrigues. DEUS CRIOU O MUNDO E NÓS CONSTRUÍMOS O CONJUNTO PALMEIRA vai ao encontro com a estrada percorrida pela autora, uma agente dos direitos dos desassistidos, estudiosa sobre os movimentos sociais, com vivência presencial dentro dos acampamentos, das reivindicações justas, testemunha das lutas dos mais carentes não apenas de Fortaleza como do Estado. Fernanda nos leva à periferia de um grande centro urbano e detalha a vida de uma comunidade que virou bairro através da solidariedade e dos desafios comuns de uma população de origem pobre. Trata-se de uma análise aprofundada das questões fundamentais para se conquistar o essencial de uma família: moradia, saúde, educação e renda.



Mário Fellipe




Temos o outro trabalho do Instituto, MEETIDOS - O MONTA/DESMONTA DE CORPOS, PERFORMANCES GAYS NA BOATE MEET MUSIC & LOUNGE. O professor Mário Fellipe, Diretor do Espaço Leitura e quem viabilizou o evento, traz um livro interessantíssimo sobre convivência social. Aborda a interação entre os homens gays numa boate, rompendo preconceitos, numa análise sensata sobre processos de subjetivação contemporânea. Esse contato humano reverte em amor, sinalizando em resposta a atos homofóbicos, ainda de nos sintamos longe das igualdades de valores. Aos que possuem direitos negados, como os negros, palestinos, árabes e gays, o autor propõe interações sociais contra a cultura conservadora. 


“Todas as pessoas fazem parte da cultura e são produtoras de cultura, que é uma produção contínua de determinados lugares sociais” (Mário Fellipe).


 
  São escritos que se entrelaçam dentro da realidade e têm particularidade com a educação social, o que nos levam a insistir por investimentos, público e privado, por diversidade e mais espaços nas promoções e atividades culturais. Três elementos de artes contemporâneas que só enriquecem os desafios sociais em que nos envolvemos, estudos que dão conta de vivências e práticas dentro das visões antropológicas e sociológicas em meio à complexidade de um mundo que procuramos compreender.




 “Devemos trabalhar por uma perspectiva de pensar a arte a partir do fazer” (Mário Fellipe).


Colaboradores Homenageados:


 Kelsen Bravos (Escritor e Professor, Curador da Bienal Internacional do Livro do Ceará)
→ Vera Camelo (Cantora e Escritora, Coordenadora do Projeto Social A Casa dos Sonhos)
 Rita Josina (Diretora-Presidente da AFBNB- Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil)
→ Arievaldo Viana (Poeta Popular, Ilustrador, Cordelista e Escritor)
→ Duarte Dias (Curador do Cinema do Cineteatro São Luiz)
→ Oneide Braga (Fundadora e Presidente emérito da APAVV- Associação de Parentes e Amigos Vítimas da Violência)
 Dolores Mota (Socióloga e Professora da UFC- Universidade Federal do Ceará)
 Marcos Augusto (Presidente da CAFAZ- Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais)
→ Zenilse Rebouças (Coordenadora do FMFi- Fórum de Mulheres no Fisco e Delegada Sindical do SINTAF/CE)
→ Monah Monteiro (Produtora de Eventos e Militante na defesa LGBTT)


J. Lucas Jr. é Coordenador da Biblioteca Dr. Rodolpho Theophilo (InsTI - Itaitinga CE)



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rock Cearense - O Heavy Metal e suas Origens - 1951 - 1986

Profetas da Chuva - De 1603 a 2024. Secas e Chuvas no Ceará

Trairi de Nossa Senhora do Livramento - Cadê a Santa?